segunda-feira, 27 de julho de 2009

Momento cultural II - Pinte na varanda

Elas adoram "desenhar" com lápis de cêra, mas nem sempre acertavam o papel e de vez em
quando descobríamos um risco em alguma parede, móvel ou piso, daí resolvi comprar papel
metro de cor para ficar bem diferente da parede e coloquei na parede frontal da varanda,
onde pendurei duas bolsinhas com os "ápis", que sempre pediam e ficavam escondidos devido a
traquinagem, feito isso o passo seguinte foi ensinar:
- onde pode desenhar? (pergunto eu)
- papeeelll (respondem)
- onde fica o papel?
- lá (respondem apontando ou indo mostrar na varanda)
Por enquanto tem funcionado e elas se divertem bastante!!!!


Momento cultural I - Leitura no quartinho

As meninas nos surpreendem sempre, todo dia tem uma novidade, dia desses fez-se o silêncio e fomos observar o que faziam, pois estavam muito quietinhas, eis que nos deparamos, eu e o pai, com as cenas abaixo, difícil mesmo foi fotografar sem prejudicar a concentração, rsrsrs:




Não tem preço!!!!

Pijama - R$29,90 no mastercard

Jogo de lençol - R$34,00 no mastercard

Acordar com esta imagem todos os dias... NÃO TEM PREÇO!!!!!!

domingo, 26 de julho de 2009

Amamos vocês Vovôs e Vovós queridos!!!!


Sou daquelas pessoas que não liga muito para este tipo de data, criado na verdade para aquecer o comércio com as vendas de produtos ligados a ela, mas depois que se tem filho pagamos sempre nossa língua, seja por ter dito que jamais faríamos isto ou aquilo, se for preciso fazemos sim e aindaachamos certo, rsrsrs, ou porque falamos mal de alguma criança birrenta, qual criança não faz birra?
Eis que me pego pensando no que fazer para comemorar o Dia dos avós? E vovô ou vovó lá tem dia? Tem sim, 26/07, dia de Nossa Senhora de Santana, vovó de Jesus. Para mim o dia dessas pessoas lindas e maravilhosas são todos os dias, mas me rendi e preparei junto com Sil, titia e anjo da guarda, os lindos presentes para elas presentearem as vovós, os vovôs e Dinha Vane: Sil teve a brilhante idéia de comprar camisas brancas e "carimbar" com as mãozinhas delas, pois sabíamos que elas iriam se divertir fazendo, ôh bagunça gostosa!!!
Então aqui vai o parabéns para:
  • Vovó Mira e Vovô Marcos - pais da mamãe;
  • Vovó Iaiá e Vovô Humberto - pais do papai;
  • Dinha Vane - a tia vó mais coruja que já vi.
PS: vou ficar devendo as fotos com os vovôs Iaiá e Humberto

Chapeuzinho "Memêlho" e o "Ôbo"



Há uma semana atrás vi a informação de que teríamos na cidade o musical O mundo encantado de Chapeuzinho Vermelho, na hora pensei logo em levar as meninas, mas bateu um medo e se não gostassem, chorassem, não aproveitassem?!? Enfim, dúvidas de toda e qualquer mãe de primeira viagem. Falei com Sionei e ele, como sempre muito otimista, achou ótima a idéia, daí comprei os ingressos e um livrinho da historinha para elas irem se familiarizando. Durante a semana sempre líamos para elas, ou melhor mostávamos as figuras e íamos criando o enredo do nosso jeito, de várias maneiras para que compreendessem e gostassem, não deu outra no fim da semana já estavam com a história na ponta da língua, fãs do Lobo, que preferimos chamar de Bobo.
Finalmente chegou o grande dia, sábado - 25/07/09, da estréia das meninas no Teatro. Historinha conhecida, mochila preparada com água de côco e sucrilho, lá fomos nós quatro, eu e o pai preparados para qualquer reação, e eis que nossas maravilhosas meninas mais uma vez nos surpreenderam: comportaram-se muito bem, assistiram a tudo com muito interesse até o final, sorriram, bateram palminhas na hora das músicas, algumas já conhecidas, pois cantava ao contar e recontar a historinha durante a semana, apontavam e chamavam o Lobo sempre que ele aparecia no palco, foi sensacional, estou cheia de orgulho das minhas menininhas, muito lindo ver as expressões delas durante a peça, pareciam gente grande, tamanho interesse e concentração.
Agora o próximo passo será a 7ª arte, como será que se comportarão?

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Novidade no quartinho!!!!


As meninas estão cada dia mais novidadeiras, desta vez, a mamãe veio aqui contar que as suas piquititicas, que nunca foram lá muito piquititicas, estão dormindo em suas caminhas desde o último sábado, e foi muito tranquila a transição, se soubesse que seria assim já teria feito a mudança antes.
Tudo aconteceu porque desde que elas tiveram àquela virose, ficaram mal acostumadas e virava e mexia tinha pelo menos uma dormindo com a gente, no começo era só de madrugada, mas nos últimos meses era desde o começo da noite, já não sabia mais o que era uma noite confortável de sono, daí tive a idéia de transformar seus bercinhos em mini-camas, mas o pai achou que era muito cedo, que não estavam preparadas, que iam ficar subindo e pulando, arriscado a cair, daí cedi e recuei...
No último fim de semana depois de uma sequência braba de noites mal dormidas, ele cedeu e topou... elas relutaram um pouco, querendo ir para o "cato" (nosso quarto), mas não cedemos e explicamos que tinham que dormir no quartinho delas, nas caminhas lindas, choraram por uns 5 minutos, depois veio o silêncio e em menos de meia hora estavam dormindo como anjinhos, na noite seguinte choraram menos ainda e da terceira noite em diante já estavam indo sem choro, basta eu e o pai ficarmos lá até o soninho pegar de verdade... umas gracinhas, e não adianta eu sozinha entrar que começa a ladainha: "papaiiii, paaaaiiii, papai, papa, papi, papaiai, paaaai", umas coisinhas fofas que Deus nos deu.
Amamos muito essas nossas menininhas!!!!!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Êh Felicidade!!!!





Às vezes me belisco para ver se não estou sonhando... e fico muito feliz ao ver que é bem real!!!

- Quem são os amores da mamãe?
- Ceci, Lú e papai!!! (respondem as pequeninas, sempre que pergunto)



Dividindo o banquinho e a vista


As meninas adoram olhar a rua, creio ser esta a única vantagem de morar no 1º andar, rsrsrs.

Despedem-se da mamãe com beijos e tchaus, coisas mais lindas, sempre fico com vontade de voltar correndo, apertar as duas e encher de beijos.

Chamam os amiguinhos Vi(Davi), Teteu (Matheus), Cla ou Tá (Clarinha), os funcionários do edifício Zzé (Zé), Sãn (Fran), Valdo (Renivaldo) e Titia (Sil).

Dão tchau para o auau quando avistam algum na calçada, enfim, diante disto e das tentativas de subirem em vários brinquedos para olhar a rua, nós resolvemos comprar dois banquinhos para facilitar a vida delas e preocupar menos a nossa, já que é bem firme e elas sobem e descem direitinho.

Coisas de Cecília


Cecília sempre adorou o nome, desde pequenininha que, ao ouví-lo, sempre sorria e até gargalhava, principalmente quando pronunciado com sotaque italiano, aí era riso solto na certa, dia desses estava brincando com ela e chamei-a sem querer de Lú...

- vou beijar o umbiguinho de minha Lú.
- Têti (respondeu me olhando e rindo)
- Você é Luísa?!? (perguntei)
- Nãããuuum
- Você é quem?
- Têti, Têti, Têti!!!
E tome-lhe a repetir seu nome, creio que para eu não esquecer jamais, rsrsrs
Algumas palavrinhas da pequena, sempre pronunciadas com um charmoso biquinho:
mamã ou mami = mamãe
papa ou papi = papai
Lú ou ermã = Luísa, a irmã ou Lúcia, que cuida delas
tê = leite
titi = titia
tên = tênis
bó = bota
mêi = meia
Dedé = Quele, que cuida delas
nhamnham = comida
tô = água de côco
ban = banho
Ba-bi = boneca Barbi
é-múúú = elmo do vila sésamo
môôn = vaca
popó = galinha
Mô-ni = boneca Mônica
auau= cachorro
bííí = abrir ou ligar quanquer coisa
tau = tchau
ôôôô = abraço
mina e mino = menina e menino
mííí = mão de amigo (estendendo a mãozinha)
Adê... = cadê qualquer coisa ou pessoa

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Coisas de Luísa


Voltando de um aniversário, colocamos Cecília dormindo na nossa cama, enquanto providenciávamos os pijamas e afins, nisto Lú correu para ligar o ar condicionado, mas não obteve sucesso com o botão do danado, que é bem durinho, pensam que se deu por vencida? Que nada, virou-se, pegou o controle remoto, apertou o botãozinho certinho e apontando para o ar finalmente coseguiu seu objetivo, aí deu uma gostosa gargalhada... Essa Luísa é muito esperta e adora eltro/eletrônicos, dia desses volto para contar sobre o DVD.
Algumas palavrinhas da pequena:
mamãããe = mamãe
papaaai ou paai = papai
Ceci ou ermã = Cecília, a irmã
cêro = travesseiro
quêlo = coelho
tê = leite
titi = titia
têni = tênis (calçado preferido, ganha até da bó = bota!!!)
Tâni = tia Tânia
Rê = tia Rê (na volta do último aniversário fez o caminho todo perguntando: Rê, adê?)
Dedé = Quele, que cuida delas
Lú = ela mesma ou Lúcia, que também cuida delas
sáro = aniversário (sempre seguido de palmas e gritinhos de êh!!! Sáro!!!)
nhamnham = comida
côco = água de côco
cocô = avisa quando faz, mas corre para não trocar a fralda, rsrsrs
unhe = unha
banhe = banho
élm = elmo do vila sésamo
múún = vaca
cocó = galinha
Môn = boneca Mônica
auau= cachorro
bííí = abrir ou ligar quanquer coisa
táu = tchau
ôôôô = abraço
min = menina e menino
mííí = mão de amigo (estendendo a mãozinha)
Zzé e Sããn = Zé e Fran, funcionários aqui do prédio